Viva a inspiração

CONHEÇA A HISTÓRIA DE 8 MULHERES QUE SÃO PURA INSPIRAÇÃO

Neste ano, no dia da mulher, a gente decidiu contar a história de 8 mulheres que são sinônimo de superação e inspiração não só para outras mulheres, mas para todo mundo. Durante a primeira semana deste mês, compartilhamos um resuminho de quem são essas mulheres em nosso instagram. Dandara, Maria Quitéria, Zuzu Angel, Tarsila do Amaral, Maria da Penha, Fernanda Montenegro e Elza Soares, Marta Vieira são as nossas personagens. Vem conhecer mais a trajetória dessas mulheres incríveis: 

1 – Dandara (1694)

Mulher negra e líder do Quilombo dos Palmares (o maior do período colonial), ela era companheira de Zumbi dos Palmares e recebeu a missão de proteger o quilombo. Guerreira, dominava técnicas de copeira e também aprendeu a fabricar espadas para ajudar nas batalhas. Ela preferiu a morte e acabou se suicidando do que se tornar novamente uma escrava. 

2 – Maria Quitéria (1853)

Foi a primeira mulher a fazer parte do exército brasileiro. Por muito tempo achavam que ela era um homem por suas vestimentas e também usava o nome do cunhado para se disfarçar. Foi considerada a heroína da Independência e símbolo de coragem e bravura por chefiar um grupo de mulheres contra os portugueses. 

3 – Zuzu Angel (1976)

Zuzu foi uma grande estilista brasileira. Ficou conhecida nacional e internacionalmente durante a ditadura militar não só pelo seu trabalho com moda, mas também  pela sua luta para achar o corpo do filho que foi torturado no período do regime. Ela levou o protesto para as passarelas, mas acabou morrendo sem encontrar o filho.

4 – Tarsila do Amaral (1973)

Pintora e dona do quadro brasileiro mais valioso. Ela é considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina. Também esteve presente na Semana de Arte Moderna, em 1922. Tarsila  foi fundamental na formação do movimento Antropofágico, foi ela quem inspirou e apoiou o famoso Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, que tinha a finalidade de estruturar uma arte voltada para a nacionalidade. 

5 – Maria da Penha 

Nome forte da luta feminista contra  violência doméstica. A lei Maria da Penha leva seu nome depois do seu caso ficar conhecido. Ela escapou de duas tentativas de assassinato por parte do próprio marido e lutou durantes anos para que o estado entendesse a necessidade de proteção à mulher. 

6 – Fernanda Montenegro

Renomada atriz brasileira, Fernanda Montenegro foi a primeira latino-americana e única brasileira a receber uma indicação ao Oscar de melhor atriz (maior premiação do cinema).  Além disso, foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional na categoria de melhor atriz.

7 – Elza Soares

Elza é um dos maiores símbolos de superação. Ela foi obrigada a se casar com apenas 12 anos e com 13 já estava grávida, sofreu com a fome e com a pobreza durante muito tempo, mas se encontrou na música. Quando se casou com o ex-jogador Mané Garrincha, passou a sofrer violência doméstica. Em 1999, foi eleita pela BBC britânica a cantora do milênio.

8 – Marta Vieira

Maior e melhor jogadora de futebol feminino. Marta é a única mulher a conquistar 6 vezes o prêmio de melhor jogadora do mundo (sendo 5 de forma consecutiva), um recorde entre homens e mulheres. A atleta também carrega o título de maior artilheira da Seleção Brasileira feminina e masculina. 

Falar sobre essas 8 brasileiras incríveis é um meio de homenagear todas as mulheres que também têm suas histórias de superação e inspiração e que facilmente poderiam ter suas trajetórias escritas neste contéudo de hoje. 

Fica a nossa homenagem a todas as mulheres, por serem exatamente como são. 

Fonte: https://capricho.abril.com.br/comportamento/19-mulheres-brasileiras-com-feitos-marcantes-para-se-inspirar/



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *